• Tati

Tipos de massas

Atualizado: 15 de mai. de 2021

Em algum momento da vida, todo mundo já teve que pedir ajuda ao garçom para desvendar o cardápio do restaurante italiano. Quem nunca? rsrsrs


"Esse é aquele que parece uma gravatinha? É o mais achatado? Mas é mais grosso, com furinho no meio?" são perguntas comuns para quem não é de família italiana ou não é tão íntimo desse tipo de gastronomia.




Então vou colocar aqui alguns tipos para ajudar nesta escolha, ok?


Espaguete

A massa é a mais popular de todas por ser rápida de preparar. É longa, fina e pode apresentar diferentes espessuras. Geralmente é preparada com molhos de tomate ou ao alho e óleo.










Bucatini

Conhecido também como perciatelli, parece um espaguete mais gordinho, mas a diferença mesmo está no furinho que está dentro da fita.










Fettuccine

É uma massa longa e grossa, achatada e cortada em tiras. A fita é mais larga que o talharim. Combina com molho pesto e alho e óleo.










Talharim

Muitos o confundem com o fettuccine, pois ambos são longos e achatados, mas a fita do talharim é um pouco mais estreita.








Fusilli

É o famoso "parafusinho". Massa pequena e em formato espiral, o que ajuda a reter o molho e outros ingredientes, como milho e ervilha. Combina com molhos cremosos com carne, mas também com os leves que contêm tomate e legumes.






Penne

Em formato de tubo, é uma massa mediana, com paredes mais grossas e extremidades cortadas na diagonal. Os de superfície lisa são mais indicados para acompanhar molhos cremosos. Já os que têm a superfície riscada são perfeitos para molhos à base de óleo.






Rigatoni

Tubo de tamanho médio, com riscos, parecido com um penne mais gordinho, só que as extremidades têm o corte reto, e não em diagonal.







Canelone

O penne parece um rigatoni, que parece um canelone, confuso né?

Mas é por aí, o canelone tem quase o mesmo formato que o rigatoni, mas a grande diferença é que ele é liso, sem os riscados típicos do penne. Pode ser feito com massa de lasanha e frequentemente é recheado com queijo.





Cabelo de anjo

Conhecida também como aletria, é a massa com a fita mais fina de todas, e o nome é porque lembra mesmo a delicadeza do cabelo de um anjo. É bastante utilizada em sopas.







Conchiglie

Em italiano quer dizer "concha"e é só olhar para a foto para entender o porquê.

Tem duas variações: conchigliette, quando é bem pequena, e conchiglione, quando é maior.








Farfalle

O famoso macarrão "borboleta" ou "gravatinha". Em formato menor, vira farfallini, e maior, farfallone










Ravióli

A massa parece um pastelzinho,quadriculada, achatada e com ondulações nas extremidades. Sempre envolve um recheio, que pode ser de carne, frango, queijos ou legumes. Pode ser servido ao molho branco ou de tomate.






Cappelletti

Assim como o ravióli, também é uma das massas que são recheadas, por isso muitos confundem as duas, mas o cappelletti parece mais uma "trouxinha" do que um pastel.

Os recheios mais comuns são carne, frango ou queijo.







20190504_132813_edited_edited_edited.jpg

Quem escreve

Olá, eu sou a Tatiana mas pode me chamar de Tati e seja muito bem vindo ao blog muchafome!

Sou apaixonada pela cozinha e resolvi criar o blog com a intenção de ajudar as pessoas no dia dia com receitas práticas e gostosas, e claro para compartilhar todo o meu amor pela cozinha. 

É muito bom ter você aqui!