• Tati

Couve-flor com linguiça calabresa gratinada

Atualizado: 15 de mai. de 2021

Na minha opinião a couve-flor é um vegetal coringa na cozinha e ainda super versátil,podendo ser utilizada de mil maneiras em muitas receitas.


Podemos fazer saladas, gratinada no forno, com molho branco, fazer massas de torta, purê, enfim, uma infinidade de receitas.


E o melhor é que a couve-flor funciona como uma aliada para uma alimentação saudável, trazendo muitos benefícios para sua a saúde.


Essa receita fica super saborosa, e acredite que até aqueles que torcem o nariz para couve-flor vão amar!!!


Vamos combinar que tudo que é gratinado com queijo fica simplesmente maravilhoso e ainda a calabresa dá um toque todo especial para essa receita!


Mas como escolher a couve-flor?


Na hora de comprar, é importante escolher a couve-flor que esteja com uma boa aparência, de cor branca ou creme, sem manchas. As folhas anexadas ao vegetal devem estar bem esverdeadas.


Também é possível encontrar a couve-flor já cortada e embalada nos supermercados. Nesses casos, vale checar se a refrigeração foi feita da forma adequada e notar se ela está escura ou com líquidos na embalagem.



Como armazenar a couve-flor?


Ela pode ser armazenada na geladeira por até cinco dias sem perder seus nutrientes ou estragar. O ideal é manter refrigerada inteira em um saco plástico. Quando é picada, sua durabilidade é ainda menor. Lembrando que, antes do consumo, ela deve ser devidamente higienizada, para evitar qualquer risco qualquer risco à saúde


Benefícios da couve-flor para nossa saúde


A couve-flor contém antioxidantes e é fonte de potássio, fósforo, cálcio, manganês, vitaminas do complexo B, além de K e C. Também tem flavonoides e sulforafano, substâncias que ajudam a prevenir doenças.


Seu sabor é suave, combina com uma variedade de receitas e, por ser pouco calórica e conter bastantes fibras, contribui com a saciedade e o controle do peso.


Vamos a receita então!


Ingredientes


  • 1 couve-flor pequena

  • 1/2 cebola picada

  • 2 dente de alho picados

  • 1/2 calabresa ralada

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva

  • 1 colher (sopa) de amido de milho

  • 200ml de leite

  • 1 caixinha de creme de leite

  • Queijo muçarela e parmesão para gratinar

  • Pimenta do reino e sal à gosto.

Modo de preparo couve-flor:


1.Descarte as folhas e a base do talo da couve-flor.


Para cortar em floretes: vire a couve-flor de cabeça para baixo e vá cortando, depois lave os floretes em água corrente.


2. Em uma panela com água fervente, sal, ou no vapor cozinhe a couve-flor até que fique al dente.


3.Espete um garfo e verifique se está cozida, porém ainda firme. Acomode os floretes em um refratário que possa ir ao forno ou na airfryer e regue com pouco de azeite e pimenta do reino a gosto.


Modo de preparo do Molho Branco:


1.Refogue a cebola, alho em uma panela e adicione a calabresa ralada até que fique bem dourada.


2.Em um copo coloque uma colher de amido de milho e 200 ml de leite e misture até que se dissolva por completo.(isso serve para engrossar o molho)


3.Jogue essa mistura na panela junto com a calabresa refogada na cebola e alho e adicione o creme de leite e mexa sem parar até que atinja uma consistência de molho espesso.


4. Coloque o molho branco por cima da couve-flor, e polvilhe muçarela e parmesão por cima e leve ao forno (200°C) para dourar.


Obs: Pode gratinar na airfryer, basta apenas fazer a montagem no recipiente que vem nela.



20190504_132813_edited_edited_edited.jpg

Quem escreve

Olá, eu sou a Tatiana mas pode me chamar de Tati e seja muito bem vindo ao blog muchafome!

Sou apaixonada pela cozinha e resolvi criar o blog com a intenção de ajudar as pessoas no dia dia com receitas práticas e gostosas, e claro para compartilhar todo o meu amor pela cozinha. 

É muito bom ter você aqui!